quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ensinando Adição e subtração com o material dourado

A maior dificuldade dos alunos, hoje, encontra-se nos conteúdos básicos da matemática inclusive as operações básicas, como por exemplo adição e subtração; Devemos buscar meios interessantes e diversos que prendam a atenção dos alunos e permitam o seu melhor desenvolvimento.
Um meio muito eficaz e muito utilizado pelos professores para ensinar adição e subtração, é o MATERIAL DOURADO antigamente pouco conhecido tanto por professores e principalmente por alunos.
Há várias formas de se trabalhar com esse material, pois o ensino da matemática se torna mais concreto, onde os alunos tem o contato direto com a matemática.
Um exemplo de se trabalhar com o material dourado é o jogo do NUNCA DEZ. Onde precisamos de um dado, e do material dourado. O objetivo desse jogo é despertar no aluno o raciocínio para efetuar contas que envolvem adição e subtração.
O jogo começa com um aluno que joga o dado, conforme o número que sair no dado é a quantidade de unidades que o aluno deve pegar; Aí passa a vez pra outro colega. O importante é que o aluno nunca tenha dez unidades na mão, portanto, quando este completar 10 unidades, deverá trocar essas dez unidades por uma dezena e assim sucessivamente até chegar em dez dezenas onde o mesmo deverá troca-las por uma centena. O aluno que conseguir uma centena primeiro é o vencedor. Esse jogo pode ser jogado conforme criatividade do professor, pode ser jogado em duplas, trios, grupinhos, etc.

Veja mais informações no site

A importância da matemática


A matemática é uma das matérias mais importantes a ser estudada, pois ela está presente em tudo...
Só... que... existem pequenos detalhes provindos de comentários, as vezes mesmo de professores, que fazem com que a nossa querida matemática vem sendo vista como "um bicho de sete cabeças", ou até mesmo um "bicho sem cabeça". Essas expressões são engraçadas mas, é a mais pura realidade, os alunos tem a matemática como um complexo sem fundamento, eles estão sendo muito mal preparados para enfrentar os números. Claro que isso não generalizadamente, mais na maioria dos casos.
Há alguns anos atrás os alunos eram reprimidos com relação à essa matéria, hoje em dia os professores, principalmente os recèm formados, vem tentando contornar essa situação pois sua formação é de uma maneira mais atualizada, mais voltada para a didática em sala de aula.
Como professores de matemática, devemos cada vez mais incentivar os nossos alunos a ter uma relação mais afetiva com os números, com os cálculos, enfim... com a matemática. É desde o início da sua vida escolar que isso deve ocorrer.


você encontra mais informações sobre esse assunto no site

segunda-feira, 18 de maio de 2009






Procure sempre ser o melhor naquilo que você está fazendo...

Se você é um professor, ame o que você faz, por mais que
  • o seu não seja o melhor salário;
  • que você não seja o mais inteligente;
  • que você não seja o que mais domina os conteúdos e as turmas...
Tenha os seus alunos como seus filhos, ame-os, pode ser que a escola esteja sendo a casa de alguns e você a mãe/o pai que eles não tem...
Portanto, seja esforçado, dedicado e cuidadoso em tudo o que você fizer.
A recompensa pode não vir de cara, mais uma hora ela apareçe e pode ter certeza, essa é a melhor recompensa que existe...
PENSE COM CARINHO
E SEJA O MELHOR PRA VOCÊ E PARA OS SEUS ALUNOS...

O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA

Esse é um assunto que deve ser abordado com muito cuidado.
O mau uso dessa ferramenta pode acarretar em sérios danos na vida escolar dos nossos alunos. É claro que ela deve ser apresentada em sala de aula, os alunos tem o direito de aprender a usar a calculadora, mais esse uso não pode de forma alguma interferir na sua aprendizagem.
Para usar a calculadora em sala de aula, deve-se tomar o maior cuidado possível, devemos analisar as situações onde se pode usar a calculadora, não usar por usar.
Uma situação onde é favorável o uso da calculadora é, depois de ensinar e trabalhar o SND (sistema de numeração decimal), pedir para que eles efetuem o calculo na máquina e observem por exemplo a posição da vírgula, o número de ZEROS que o número contém. Enfim, há várias situações em que a calculadora pode ser usada, LEMBRE-SE: Isso não deve servir para que os alunos descubram o valor do cálculo, mas sim para compararem com o resultado que encontraram.

Qualquer idéia com relação ao uso da calculadora será muito bem vinda...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Levando a matemática para o dia-a-dia do aluno

Fazer com que o aluno se interesse pelas aulas de matemática é fundamental...
Os alunos precisam ver a matemática, que estudam na escola, no seu cotidiano, isso é muito importante, é aí que eles veem o quanto é interessante estudar matematica.
Um jeito legal de trabalhar isso é, por exemplo o sistema de numeração decimal onde podemos iniciar esse conteúdo enfatizando aqueles alunos que trabalham vendendo picolé, algodão doce, salgados na rua e refletir juntamente com eles, que quando eles vendem seu produto por R$1,50 e alguém paga eles com R$2,00 e eles precisam retornar a quantia de R$0,50 eles vao perceber que escrito esses numeros sao apresentados com virgulas, e essas virgulas entre os numeros nada mais sao que a representação de numeros decimais, os famosos numeros com virgula.

Eu trabalho dessa forma com os alunos de 5ª e 6ª série, e é simplesmente inacreditável o resultado que nos é apresentado.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ensinando a tabuada de um modo diferente


Um problema que hoje atinge a maioria de nossos alunos é a falta de interesse pela matemática.
Nós professores precisamos buscar alternativas diferentes para que as aulas se tornem mais interessantes, precisamos ter a total atenção dos alunos.
Pesquisas elaboradas com professores do ensino fundamental, mostram resultados escandalosamente preocupantes com relação à matemática básica, a maior dificuldade dos alunos se concentra na "nossa querida" TABUADA.
E aí vai algumas dicas de como fazer com que nossos anjinhos aprendam a tabuada:
  • Procure divertir a aula (você pode levar alguns materiais engraçados, por exemplo, um fantoche, dedoche, mascaras, enfim há uma infinidade de recursos que podemos utilizar para fazer com que a nossa aula fique divertida)
  • Elabore caça-números, com cálculos e as respostas em forma de número, para que o aluno desenvolva o cálculo e encontre a resposta de cada um.
  • Crie uma paisagem( uma figura, um desenho) e onde existir espaços a serem coloridos, coloque números que sejam resposta da tabuada, por exemplo a do 2, e estabeleça cores de acordo com cada resposta.
Existe uma série de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, essas são algumas técnicas que funcionam muito bem para as 5ª e 6ª séries...