segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ensinando a tabuada de um modo diferente


Um problema que hoje atinge a maioria de nossos alunos é a falta de interesse pela matemática.
Nós professores precisamos buscar alternativas diferentes para que as aulas se tornem mais interessantes, precisamos ter a total atenção dos alunos.
Pesquisas elaboradas com professores do ensino fundamental, mostram resultados escandalosamente preocupantes com relação à matemática básica, a maior dificuldade dos alunos se concentra na "nossa querida" TABUADA.
E aí vai algumas dicas de como fazer com que nossos anjinhos aprendam a tabuada:
  • Procure divertir a aula (você pode levar alguns materiais engraçados, por exemplo, um fantoche, dedoche, mascaras, enfim há uma infinidade de recursos que podemos utilizar para fazer com que a nossa aula fique divertida)
  • Elabore caça-números, com cálculos e as respostas em forma de número, para que o aluno desenvolva o cálculo e encontre a resposta de cada um.
  • Crie uma paisagem( uma figura, um desenho) e onde existir espaços a serem coloridos, coloque números que sejam resposta da tabuada, por exemplo a do 2, e estabeleça cores de acordo com cada resposta.
Existe uma série de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, essas são algumas técnicas que funcionam muito bem para as 5ª e 6ª séries...


1 comentário:

  1. A busca por uma melhor aplicação de um determinado conceito, torna-se o diferencial entre a compreensão e o repúdio pela disciplina.

    Fábio L.P.
    Pedro

    ResponderEliminar