quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ensinando Adição e subtração com o material dourado

A maior dificuldade dos alunos, hoje, encontra-se nos conteúdos básicos da matemática inclusive as operações básicas, como por exemplo adição e subtração; Devemos buscar meios interessantes e diversos que prendam a atenção dos alunos e permitam o seu melhor desenvolvimento.
Um meio muito eficaz e muito utilizado pelos professores para ensinar adição e subtração, é o MATERIAL DOURADO antigamente pouco conhecido tanto por professores e principalmente por alunos.
Há várias formas de se trabalhar com esse material, pois o ensino da matemática se torna mais concreto, onde os alunos tem o contato direto com a matemática.
Um exemplo de se trabalhar com o material dourado é o jogo do NUNCA DEZ. Onde precisamos de um dado, e do material dourado. O objetivo desse jogo é despertar no aluno o raciocínio para efetuar contas que envolvem adição e subtração.
O jogo começa com um aluno que joga o dado, conforme o número que sair no dado é a quantidade de unidades que o aluno deve pegar; Aí passa a vez pra outro colega. O importante é que o aluno nunca tenha dez unidades na mão, portanto, quando este completar 10 unidades, deverá trocar essas dez unidades por uma dezena e assim sucessivamente até chegar em dez dezenas onde o mesmo deverá troca-las por uma centena. O aluno que conseguir uma centena primeiro é o vencedor. Esse jogo pode ser jogado conforme criatividade do professor, pode ser jogado em duplas, trios, grupinhos, etc.

Veja mais informações no site

1 comentário: